segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vocal Ensemble em Ílhavo

      No dia 02 de novembro, às 21h30, na Capela da Vista Alegre, em Ílhavo, ocorrerá o concerto do Vocal Ensemble pela programação dos Festivais de Outono. No programa constam obras de Tomás Luís de Victoria e Frei Manuel Cardoso que serão dirigidas por Vasco Negreiros.
       O concerto tem entrada livre.

Vocal Ensemble

Vasco Negreiros

Noite de música no Museu de Aveiro

      Uma bela noite de música, dedicada à percussão de Pedro Carneiro e às flautas de António Carrilho, aconteceu no último sábado, no Museu de Aveiro.








quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Concerto de percussão e flauta

      Neste sábado, 29 de outubro, às 21h30, no Museu de Aveiro, acontecerá o concerto One Minute for Pedro Carneiro & Guest. Pedro Carneiro fará duo com o flautista António Carrilho.
      No programa constam peças solo de marimba e flauta de bisel e duos de percussão e flauta. Serão tocadas obras de Sérgio Mota, Petra Bachratá, Carlos Firmino, Joan Riera, Sara Carvalho, Carlos Marecos, Nuno Figueiredo, Evgueni zoudlkine, José Moura, Maki Ishii, Gareth Farr, Nuno Côrte-Real e Arcangelo Corelli.
      Pedro Carneiro é um dos mais importantes percussionistas da atualidade. Apresenta-se por toda a Europa, EUA, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Atua como solista/diretor, dirigindo a partir do teclado da marimba, é o diretor artístico da Orquestra de Câmara Portuguesa, a "Orquestra em Residência" no Centro Cultural de Belém em Lisboa.
      António Carrilho é Mestre pelo Koninkelijk Conservatorium Den Haag (Holanda), solista da orquestra Gulbenkian e Sinfónica Portuguesa, entre outras, foi premiado em concursos como Recorder Moeck solo Competition (Inglaterra) e Recorder solo Competiton of Haifa (Israel). Atualmente, conclui doutoramento na Universidade de Évora.
      O concerto tem entrada livre.


Pedro Carneiro

António Carrilho

domingo, 23 de outubro de 2011

Um concerto para a aprendizagem do público

      A Conferência-Concerto sobre as obras dos compositores Haydn e Lima foi uma forma de experiência e aprendizagem do público em relação à música. Sem dúvida, foi um momento significativo para a 7ª edição dos Festivais de Outono.


Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direção de Vasco Negreiros

1ª noite de jazz nos Festivais de Outono

      O concerto de jazz, ocorrido na última quinta-feira, foi uma noite especial em participação do público e pela criatividade musical do Luís Figueiredo Trio.

O Trio: Luís no piano, Nelson no contrabaixo e Bruno na Bateria


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conferência-Concerto nos Festivais de Outono

No dia 21 de outubro, às 18h30, haverá Conferência-Concerto no Departamento de Comunicação e Arte da UA. No repertório constam aberturas de ópera de Joseph Haydn e Jerónimo Francisco de Lima executadas pela nossa Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direção de Vasco Negreiros.
Esta Conferência-Concerto tem o objetivo de refletir sobre os possíveis questionamentos e comparações entre os dois compositores através do contato com o seu repertório.
A entrada é gratuita.

Vasco Negreiros

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Concerto de Jazz nos Festivais de Outono

     Nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, acontece o concerto de jazz com Luís Figueiredo Trio, às 22h, no Estúdio Performas em Aveiro. O Trio, formado por Luís Figueiredo no piano, Nelson Cascais no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria, dedica-se sobretudo à interpretação de composições originais, bem como alguns standards do repertório jazzístico e ainda composições vindas de outros universos musicais.
     O concerto faz parte da programação da 7ª edição dos Festivais de outono e os bilhetes podem ser adquiridos no dia do concerto, a partir das 21h, no local do concerto ao custo de 2 Euros.

     Concertos de Jazz (Performas): 50% aplicáveis a sócios Performas e alunos, docentes e funcionários UA.
      Informações: cultural@fjjm.ua.pt ou festivaisdeoutono@gmail.com




domingo, 16 de outubro de 2011

A noite de abertura dos Festivais de Outono 2011

      O concerto de abertura dos Festivais de Outono, da última sexta-feira, dedicou-se à Ópera de Mozart e foi brilhante pela atuação dos músicos e pela presença do público.
      Veja alguns momentos do concerto:


Tiago Matos

Susana Ferreira e Tiago Matos

Susana Ferreira

Isabel Alcobia

Público presente no auditório da Reitoria da UA



 os agradecimentos finais

 o reconhecimento aos cantores, maestro e  a nossa Filarmonia das Beiras





quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Confere o programa do Concerto de Abertura dos Festivais que acontece nesta sexta-feira

Concerto de abertura dos Festivais de Outono 2011 (14 de outubro, às 21h30, Auditório da Reitoria da UA)


Uma Noite na Ópera
Orquestra Filarmonia das Beiras
Isabel Alcobia, soprano 
Susana Ferreira, soprano 
Tiago Matos, barítono 
Ernst Schelle, direção 


1ª Parte


Wolfgang A. MOZART (1756-1791)
D. Giovanni
Abertura
Ária: “Madamina: il catalgo e questo” (Leporello)
Duettino: “La ci darem la mano” (Zerlina e D. Giovanni)
Ária: “Batti, batti o bel Masetto” (Zerlina)


La Clemenza di Titto
Abertura
 Zaide
Ária: “Ruhe sanft, mein holdes leben” (Zaide)


2ª Parte


As Bodas de Fígaro
Abertura
Duettino: “Crudel, perchè fin’ora” (Susanna e Conde)
Cavatina: “Hai gia vinta la causa” (Conde Almaviva)
Cavatina: “Porgi amor qualque ristoro” (Condessa)


Cosi fan Tutti
Abertura
Ária: “Una donna a quindici anni” (Despina)
O Rapto do Serralho
Ária: “Ach ich liebte, was so glücklich” (Constanze)


Bilheteira:


Bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente na sede da Fundação João Jacinto Magalhães: Rua de José Rabumba, nº56, 3800-125, tel. (+351) 234 373 050. 
No dia do concerto a bilheteira funcionará no local: Auditório da Reitoria da UA, a partir das 20h.
O bilhete custa 3 Euros e possui desconto de 50% aplicáveis a alunos, docentes e funcionários da Universidade de Aveiro.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Programação e Informações sobre os Festivais de Outono 2011

       Veja a programação completa dos concertos, conferências e masterclasses dos Festivais de Outono 2011 e confere as informações sobre bilheteira, reservas, descontos e condições de acesso:

http://www.ua.pt/fjjm/pagetext.aspx?id=14262 (Programação)

http://www.ua.pt/fjjm/pagetext.aspx?id=14265 (Informações)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Festivais de Outono iniciam na próxima semana

       No próximo dia 14 de Outubro, a Universidade de Aveiro e a Fundação João Jacinto de Magalhães inauguram a 7ª edição dos Festivais de Outono. O concerto será no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, com início às 21h30 e contará com as participações da Orquestra Filarmonia das Beiras, as sopranos Isabel Alcobia e Susana Ferreira, o barítono Tiago Matos, com direcção musical do Maestro Ernst Schelle. Do programa constam aberturas e árias de Ópera de W. A. Mozart. 


Ernst Schelle

Isabel Alcobia

Susana Ferreira
Tiago Matos

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Estão todos convidados a participar dos Festivais de Outono 2011

O programa dos Festivais de Outono que agora se apresenta prolonga, nas suas linhas gerais, a filosofia dos anos recentes. A sua identidade reside quiçá na preocupação em ser um festival inclusivo e não exclusivo, em possibilitar encontros de linguagens e de práticas musicais de quadrantes diversos e em reunir as sinergias necessárias à implementação de projectos especiais que aliem as novas tecnologias da imagem à música.
Procuramos dar palco aos novos talentos portugueses que são a melhor evidência do sucesso do ensino da música em Portugal nos últimos vinte anos. Quisemos também estimular a criação musical através de concertos em se estreiam peças dos criativos do DeCA. Não deixamos de revisitar o barroco e o classicismo mas continuamos a apostar na divulgação dos grandes nomes da música do séc. XX, dando este ano um relevo especial à obra de Frederico de Freitas cujo espólio, por vontade da família do compositor, reside actualmente na Biblioteca da Universidade de Aveiro. Tentamos, enfim, somar a invenção à memória, conscientes de que este formato de festival poderia tomar caminhos diferentes e que este é apenas um dos caminhos possíveis.
Esperamos que, nos tempos de violenta austeridade em que os portugueses se encontram, os Festivais de Outono possam contribuir com uma nota de confiança no talento e na força dos nossos artistas – e também daqueles que vivem e trabalham connosco – para um sorriso e muitos encontros.

António Chagas Rosa 
Director Artístico  

terça-feira, 4 de outubro de 2011