terça-feira, 19 de outubro de 2010

Inicia esta semana a 6ª edição dos Festivais de Outono

          Esta sexta-feira, dia 22 de Outubro, arranca mais uma edição dos Festivais de Outono. Até 26 de Novembro, os auditórios da Reitoria e do Departamento de Comunicação e Arte da UA, o Museu de Aveiro, a Igreja das Carmelitas e o Teatro Aveirense recebem dezassete concertos que cruzam diferentes géneros e estilos musicais, nas vertentes musical, artística, performativa e científica. O Concerto de abertura está agendado para sexta-feira, pelas 21h30, no auditório da Reitoria da UA.
          Sob a direcção artística de António Chagas Rosa, compositor e Professor do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, e produzida pela Fundação João Jacinto de Magalhães e pela Universidade de Aveiro, a 6ª edição dos Festivais de Outono pretende continuar as linhas de programação solidificadas nas edições anteriores, apostando num leque de concertos de âmbito alargado que vão ao encontro de gostos musicais diferenciados.
          Deste modo e contando, uma vez mais, com o apoio do Ministério da Cultura, através do apoio quadrienal concedido pela Direcção Geral das Artes, pretende-se proporcionar uma oferta musical alargada à cidade e à região de Aveiro que não se limite exclusivamente à música clássica e que contribua para uma percepção não dogmática de práticas musicais através do cruzamento entre músicas ditas eruditas e músicas ditas do mundo.
          Seguindo esta linha, os Festivais apresentam, numa vertente mais erudita, a imperdível ópera de Mozart «A Flauta Mágica», os concertos sinfónicos com a Orquestra Filarmonia das Beiras, dos quais se destaca o programa de 26 de Novembro, com a 4ª Sinfonia de Luís de Freitas Branco. Outro concerto incontornável é o do dia 10 de Novembro, na Igreja das Carmelitas, onde o Vocal Ensemble de Vasco Negreiros apresentará a grande obra de Monteverdi, as «Vésperas de Santa Maria». Dirigido a um público heterogéneo e que procura, nos diferentes espectáculos oferecidos, diversas formas de expressão musical e artística, os Festivais voltam a receber um grupo de música tradicional portuguesa – os tocadores de pedrinhas de Arronches – que aceitaram o desafio de um concerto em conjunto com os percussionistas do Drumming de Miquel Bernat (7 de Novembro).
           O jazz é reencontrado na pessoa do pianista João Paulo Esteves da Silva que preenche a noite de 21 de Novembro com os seus solos e fantasia. Recitais de piano com grandes solistas internacionais, concertos de câmara com repertórios que vão desde o barroco até à geração dos alunos de Composição do Departamento de Comunicação e Arte, completam a programação dita «clássica» ao longo de pouco mais de um mês de concertos. Destaque ainda para um espectáculo multimédia com criações audiovisuais do DeCA, onde será apresentado um surpreendente filme de Paulo Bernardino com música electrónica de João Pedro Oliveira (24 de Novembro).
          O cartaz fica completo com a habitual rubrica de formação, que, este ano, contará com os contributos dos pianistas Ratimir Martinovic e Christoph Hinterhuber e com as conferências «O Baixo-Contínuo em Portugal no séc. XVIII», com Mário Trilha e «Podemos viver sem a música?», com Susana Sardo.
          Os bilhetes para os concertos dos dias 7, 12 e 21 de Novembro podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense, de terça a sábado, entre as 13h00 e as 20h00, ou reservados através do tel. 234 400 922 ou e-mail: bilheteira@teatroaveirense.pt. Os restantes concertos são de entrada livre.
          O cartaz completo do evento está disponível em http://www.ua.pt/fjjm/PageImage.aspx?Id=12249

Sem comentários:

Enviar um comentário